domingo, 22 de maio de 2011

RAMEQUIM, o que é isto?

Para quem ainda não sabe e tem curiosidade: Ramequim são mini utensílios de porcelana listrados, lisos e de todas as formas e tamanhos, além de se encontrar em variadas tonalidades de cores, os ramequins podem ser usados para todo tipo de preparo na cozinha sejam eles feito no forno ou gelado. São muito utilizados hoje em dia nos casamentos finos, festas e eventos.

6 comentários:

  1. No Brasil, o termo "ramequim" é um estrangeirismo equivocado. Tais utensílios passaram a ser assim denominados,recentemente,visto que na literatura gastronômicas, tais utensílios são tratados como "forminhas de louça refratária", "forma de suflê"; 'forma para suflê'.
    Na França, "ramequim" é o nome de um prato culinário ássado em formas efratárias. Essa palavra não consta em dicionário da língua francesa.
    No Brasil, quem está divulgando esss termos estraneiros têm sido muito incorporados no vocabulário de "buffets", por considerarem que estes são mais chiques,(chique é um estrangeirismo, galicismo, proveniente da palavra francesa "chic", QUE JÁ FOI INCORPORADA à língua portuguesa). No meu parecer depende da clientela alvo. Há quem considere isso, uma coisa cafona. Seria muito feio dar o nome a um prato "tigelinha de bacalhau" ao invés de "ramequim de bacalhau". Se a intensão for padronização de nomes, deveríamos considerar como tais utensílios refratários são tratados ao redor do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chique mesmo seria se você escrevesse a lingua portuguesa corretamente. Em ambos casos, seja na sua opinião ou na localização do termo.

      Excluir
  2. NÃOÉ SÓ CULPA DA PESSOA DA COLUNA...ACHO QUE ELES SE PREOCUPAM COM A COZINHA E ESQUECEM QUE A APRESENTAÇÃO DO PRATO VEM ANTES E VEM ESCRITA... O ERRO DE ESCRITA DOS CHEFES DE COZINHA É MUTISSIMO COMUM NAS RECEITAS E NOS TERMOS QUE USAM... EU SE LEIO UMA COLUNA MAL ESCRITA JÁ DESCONFIO DA QUALIDADE DO RESULTADO FINAL... E ELES PRECISAM SE PREOCUPAR COM ISTO...POIS É A IMAGEM DOS CHEFES QUE ESTÁ EM JOGO... NÃO AS IMAGENS DOS LEITORES.. ANONIMOS COMO NO MEU CASO... ISTO É UMA CRITICA CONSTRUTIVA... APROVEITEM... OS VERDADEIROS AMIGOS SÃO AQUELES QUE NOS FALAM AS VERDADES...OS FALSOS AMIGOS SIMPLESMENTE SOMEM... BOA SORTE...

    ResponderExcluir
  3. ESTÃO VENDO COMO SE COMETE O ERRO... NÃO CONFERI O TEXTO E PUBLIQUEI.. FIZ DE PROPÓSITO PARA DAR UMA DICA DE COMO NÃO ERRAR OU COMO ERRAR MENOS...ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Colega anônimo, uma recomendação: Por favor, não poste comentários em letras MAIÚSCULAS, isso é falta de educação. Na internet é como gritar. E não abuse das reticências, utilize a pontuação correta!

    ResponderExcluir
  5. Ufa, finalmente alguém escreveu algo instrutivo aqui (postagem do anônimo de 29/01/14), porque um burro querendo corrigir outro é a pior coisa que tem. Preocupem-se com o que realmente importa ao invés de dar tanta importância a um erro de português.

    ResponderExcluir