quarta-feira, 13 de julho de 2011

A História do Vinho

Na história, as evidências arqueológicas sugerem  que a mais antiga produção de vinho e entre as mais antigas do mundo, são originárias de sítios arqueológicos na Grécia datados de 6.500 a.C. Desde então o vinho tornou-se parte da história no mundo todo.
E partir de hoje começaremos uma série de matérias sobre a História do Vinho, para que todos tenham um breve conhecimento desta bebida que faz parte da mesa dos brasileiros, sobretudo neste período de inverno.
E para começarmos você sabia que:
A qualidade da uva tem enorme influencia sobre o sabor do vinho? Justamente. 
Os fatores fundamentais que influem na vindima são:  O clima e o solo, por isso a vindima deve ser realizada no tempo certo.

Vista de uma plantação de uvas, mais conhecido como vinhedos. Toscana na Itália é uma região famosa pela produção de bons vinhos: o Chianti.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Origem do Fondue.

A origem e a história do Fondue não é totalmente conhecida, mas sabe-se que foi na Suíça quase fronteira com a França onde nasceu a primeira receita. E hoje a receita encontra-se em livro escrito em Zurique datada em 1699. Se deduz que era uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas que viviam nas cidades. Pois naquela época o queijo usado no fondue era muito caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas.
Na década de 1950 o Fondue entrou nas cozinhas do Exército Suíço, tornando-se assim conhecido dos soldados que levaram esta receita para suas casas.
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o Chef Conrad Egli do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. E para complementar, o mesmo criou o Fondue de chocolate para servir como sobremesa.
E hoje na região Jura/Savoie fica a cidade de La Chaux de Fonds, cujo habitantes dizem ser o berço do Fondue de queijo.
(Fonte: Wikipedia)

Saiba tudo sobre o Fondue...

O Fondue como todos já sabem é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como rechaud do qual as pessoas se servem diretamente com os garfinhos especiais.

 Muitos são os utensílios e as misturas que se encontram no mercado para preparar o Fondue. Sejam eles salgados ou doces.

As salgadas consiste basicamente em uma mistura de queijos, normalmente Gruyère e Emmental, fundidos com vinho e podem ser servidos com pão italiano cortados em cubos pequenos, batatas e cenouras cozidas. Assim como o de carne em cubinhos que podem ser servidos em diversos tipos de caldos quentes a base de carne ou legumes com muitas especiarias.
 E de chocolate é servido com frutas tropicais banhadas ao chocolate quente.
(Fonte: Wikipedia)